Powered By Blogger

Orkut

23 de outubro de 2011

***PROJETO DE LEITURA 2011***** ANDREIA NINHO

TURMA 101
1ºANO DE ESCOLARIDADE
2011
"A CIRANDA DO ANEL"







PROJETO DE LEITURA 2011 - Andreia Ninho Oliveira

Livro - A Menina do Anel
Esta é uma história de magia e sabedoria. Certo dia, a menina pequena perde um anel e chora muito, choro sentido de criança
Ao ganhar uma concha do mar, ela aprende que a vida nos dá lindos presentes, mas alguns não são nossos para sempre...
A menina pequena vai ficando grande e descobre o que é saudade, amor, esperança, tristeza e alegria.
Entre as ondas do mar e do tempo, a menina aprende que é preciso perder para poder ganhar.
Bia Bedran - Nova Fronteira

 
Ø Objetivos:
O objetivo principal deste projeto será o incentivo ao hábito da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental.

Ø  Objetivos gerais

o   Despertar e incentivar o interesse pela leitura nas séries iniciais do ensino fundamental.

o   Facilitar o acesso do aluno aos diferentes tipos de textos.

o   Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias, opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.

o   Enriquecer o vocabulário.

o   Desenvolver as habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever.

o   Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.

o   Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes.


Ø Objetivos específicos:
     ·        Conhecer fatos sobre a vida da autora trabalhada.
·        Identificar fatos ocorridos na narração da história “A menina do anel” como sendo rotineiros aos da vida cotidiana de todos nós.
·        Identificar figuras pertencentes à vida marinha, como por exemplo, conchas, sereias, peixes, ondas.
·        Realizar uma ciranda baseada na Ciranda do Anel, com ritmo e gestos sincronizados e coreografados.
·        Dramatizar a história contada, respeitando a ordem dos fatos narrados.
·        Apresentar a dramatização na culminância do projeto de leitura.

Ø Recursos:
o   Materiais:

Obras de literatura infantil e juvenil.
Dvds.
Jornais.
Revistas.
Papéis diversos: cartolina, pardo, silueta, outros.
Emborrachado EVA de diversas cores.
Lápis de cor.
Giz de cera.
Hidrocor.
Fantasias dos personagens trabalhados.
Máscaras.
Aquisição de material para montagem de cenário:
Tnt de diversas cores, etc.

o   Humanos:

Equipe de professores do 1º segmento do CIEP.
Funcionários de apoio.
Equipe do Projeto Mais Educação da escola.

o   Financeiros:
Realizar pesquisa para aquisição de materiais para a realização das atividades propostas no projeto.
1) Levantamento de preços.
2) Aquisição do material.



TRABALHANDO COM O RELÓGIO

REGISTRO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BEM SUCEDIDAS EM SALA DE AULA
ESCOLA: CIEP BRIZOLÃO 122 PROFESSORA ERMEZINDA DIONÍZIO NECCO.
PROFESSORA: ANDRÉIA NINHO OLIVEIRA            TURMA: 301
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 2 SEMANAS  
TEMA: APRENDENDO A VER HORAS – CONFECÇÃO DE UM RELÓGIO
OBJETIVO:
Ø  Levar o aluno a conhecer as horas através da confecção de um relógio que lhe auxiliará na realização de futuras atividades.

DESENVOLVIMENTO:
Ø  Os alunos deverão confeccionar um relógio utilizando materiais recicláveis, como: pratos descartáveis (papelão ou plástico), CDs velhos, EVA, cartolina colorida e outros materiais e percevejo (bailarina).
Ø  Cada aluno deverá confeccionar o seu próprio relógio utilizando-se dos materiais relacionados.

ANEXO:
Ø  VEJA O RESULTADO -  FORAM VÁRIOS MODELOS DE RELÓGIO: