Powered By Blogger

Orkut

17 de novembro de 2010

Projeto de leitura 2010

CIEP BRIZOLÃO 122.
PROFESSORA ERMEZINDA DIONÍZIO NECCO.

PROJETO DE LEITURA: “QUEM NÃO LÊ, NÃO TEM NADA A DIZER...”

A TURMA 302 APRESENTA:
“O CASAMENTO
DE
DONA BARATINHA”

Professora responsável:  Andréia Ninho Oliveira

PROJETO DE LEITURA 2010:
“O CASAMENTO DE DONA BARATINHA”

 Era uma vez uma linda Baratinha que gostava de tudo muito limpo e arrumado.
Um dia varrendo  o quintal, encontrou três moedas de ouro. Naquele tempo, esta quantia valia  muito e Dona Baratinha ficou muito feliz. Com esse dinheiro ela poderia reformar a casa e comprar roupas novas. O resto do dinheiro ela iria guardar dentro de uma caixinha. Agora que estava rica e elegante, com a casa reformada e um bonito enxoval, achou que estava na hora de se casar.
Então, a tardinha, vestiu uma roupa bem bonita, fez um belo penteado  colocou uma fita no cabelo, e foi para a janela procurar um noivo.
E toda vez que passava alguém ela cantava assim:
“_Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?
_tchá...tchá...tchá...”
Então o Boi que estava passando por ali respondeu:
_Eu quero!
E Dona Baratinha perguntou:
_ E como você faz a noite enquanto dorme?
Ele respondeu rapidamente:
_ MUUUUUUUUUUUUUUU...
Ela se assustou com o barulho e disse a ele:
_ Ai não seu Boi! É muito barulho, não vou conseguir dormir.
Ela mandou o Boi embora e voltou a cantar:
“_Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?
_tchá...tchá...tchá...”
            Depois de um tempo veio passando o Cachorro em frente à janela e ao ouvir Dona Baratinha cantando respondeu:
            _ Eu quero!
            E ele começou a latir para Dona Baratinha:
            _ AUUUU! AUUUUU! AUUUU!
            Dona Baratinha ficou muito assustada com o latido do Cachorro e falou:
            _ Ai não seu Cachorro! É muito barulho e eu não vou conseguir dormir. Sem contar que estou toda me coçando por causa de suas pulgas... Não vou passar  o resto da minha vida me coçando.
            Assim mandou o cachorro embora e voltou para a janela, começando a cantar:
“_Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?
_tchá...tchá...tchá...”
Alguns minutinhos se passaram e logo o Galo que passava por ali gritou:
_ Eu quero!
E Dona Baratinha toda entusiasmada perguntou:
_ Oh! Sr. Galo que barulho o senhor faz ?
Ele respondeu:
_ COCOROCÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ!
_Eu sempre canto de manhã bem cedinho, antes de amanhecer.
Então Dona Baratinha respondeu:
_ Ah,  então não caso não. Não poderia mais dormir descansada o resto de minha vida. Pode ir embora.
E assim, Dona Baratinha continuou a cantar:
“_Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?
_tchá...tchá...tchá...”
 Logo depois chegou  Dom Ratão dizendo:
_ Eu quero! Eu caso com a senhora!
Dona Baratinha então perguntou ao rato:
_ Ah, Dom Ratão, mas o senhor é um nobre e eu uma pobre baratinha.
Ele respondeu:
_ Pobre nada, Dona Baratinha. Pobre sou eu, apesar de nobre. A senhora tem dinheiro na caixinha.
Dona Baratinha então perguntou:
_ E como  o Senhor faz a noite enquanto dorme?
Ele respondeu:
_ SCUIM...SCUIM...SCUIM...
Ela quase não escutou e pediu para que ele repetisse. E ele repetiu:
_ SCUIM...SCUIM...SCUIM...
Então ela respondeu com os olhos brilhando:
_ Ah, com o senhor Dom Ratão eu caso com o maior prazer! Estamos noivos!
E começaram os preparativos para o casamento.
Para entregar os convites vieram as borboletas que eram agéis e bonitas, para dar tempo de convidar todos os amigos.
            ENTRAM AS BORBOLETAS....
            Também vieram as mais belas e perfumadas flores para enfeitar o casamento.
ENTRAM AS FLORES....
            Da colméia vieram às melhores abelhas para preparar os doces mais gostosos.
            ENTRAM  AS ABELHAS...
            Dona Baratinha estava muito feliz e só pensava em se casar.
            Mas, o ratinho ainda não estava satisfeito e resmungou quando as abelhas entraram com os doces e o mel:
            _ Só doce não serve de nada! Casamento tem que ter feijoada!
            Ele tanto falou e resmungou que Dona Baratinha chamou suas amigas cozinheiras para prepararem uma feijoada maravilhosa.
            O cheiro da feijoada se espalhava pela vizinhança e Dom Ratão que era muito guloso, começou a rodear a cozinha, poucos minutos antes do casamento. Ele estava doido de vontade de dar uma provadinha.
            Na hora do casamento, Dona Baratinha pegou o buquê, se arrumou toda e foi para o local onde estava marcado seu casamento.
            Quando estava se preparando para entrar, toda elegante com um lindo vestido de noiva, uma barata amiga sua, veio correndo avisar:
            -Não entra ainda não, o noivo está atrasado...
            Então Dona Baratinha fez a volta e esperou um pouco, e quando estava retornando foi novamente avisada:
            -É melhor não entrar ainda, pois o noivo ainda não chegou!
            Muito se graça Dona Baratinha saiu, deu outra volta na praça. Já estava cansada de tanto esperar e disse furiosa:
            - Mas o que é que esse rato pensa, pra me fazer esperar tanto tempo? Será que ele pensa que casamento é brincadeira?
            E furiosa ela resolveu tomar uma decisão dizendo:
            -Assim eu não caso mais!
            Porém, ela não sabia que o seu noivo Dom Ratão tinha caído dentro da panela de feijoada e tinha se afogado.
            - Huuuummmm! Esse cheirinho de bacon no feijão está me enlouquecendo...
             - Vou dar só uma provadinha antes de sair para me casar!
            E pronto, quando Dom Ratão subiu na panela para provar a feijoada, acabou escorregando e caindo dentro da panela e se afogando.
            Quando ficou sabendo do acontecido Dona Baratinha ficou muito triste e voltou desolada para sua casa, enquanto suas amigas cantavam assim:
            “_Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?
_tchá...tchá...tchá...”
Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário