COMUNICAÇÃO ORAL
- Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atençaõ e formulando perguntas.
- Mostrar interesse por ouvir e expressar sentimentos, experiências, idéias e opiniões.
- Recontar histórias de repetição e/ou acumulativas com base em narrações ou livros.
- Conhecer e recontar um repertório variado de textos literários, preservandos os elementos da linguagem escrita.
- Ouvir com atenção textos lidos.
- Refletir sobre o sistema alfabético com base na leitura de nomes próprios, rótulos de produtos e outros materiais - listas, calendários, cantigas e títulos de histórias, por exemplo, sendo capaz de se guiar pelo contexto, antecipar e verificar o que está escrito.
- Ler textos conhecidos de memória, como parlendas, adivinhas, quadrinhas e canções, de maneira a descobrir o que está escrito em diferentes trechos do texto, fazendo o ajuste do falado ao que está escrito e o uso do conhecimento que possuem sobre o sistema de escrita.
- Buscar e considerar indícios no texto que permitam verificar as antecipações realizadas para confirmar, corrigir, ajustar ou escolher entre várias possibilidades.
- Confrontar ideias, opiniões e interpretações, comentando e recomendando leituras, entre outras possibilidades.
- Relacionar texto e imagem ao antecipar sentidos na leitura de quadrinhos, tirinhas e revistas de heróis.
- Inferir o conteúdo de um texto antes de fazer a leitura com base em título, imagens, diagramação e informações contidas na capa, contracapa ou índice (no caso de livros e revistas).
ESCRITA E PRODUÇÃO TEXTUAL
- Conhecer as representações das letras do alfabeto e a ordem alfabética.
- Escrever o próprio nome e usá-lo como referência para a escrita.
- Produzir texto de memória de acordo com sua hipótese de escrita.
- Escrever usando a hipótese silábica, com ou sem valor sonoro convencional.
- Reescrever histórias conhecidas ditando para o professor ou para os colegas e, quando possível , de próprio punho - considerando as ideias principais do texto-fonte e algumas características da linguagem escrita.
- Produzir escritos de autoria (bilhetes, cartas, instrucionais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário